Hortolândia implanta atendimento automatizado à população com chatbot

Ação da Prefeitura visa agilizar atendimento de demandas de moradores; chatbot foi desenvolvido com auxílio de IA (Inteligência Artificial)

Hortolândia se moderniza, e agora entra na era da IA (Inteligência Artificial). A Prefeitura implanta um sistema de atendimento automatizado à população por meio de um chatbot, software que simula conversas entre pessoas, geralmente realizadas por chat ou mensagens escritas. A nova tecnologia começou a funcionar esta semana no WhatsApp do Setor de Fiscalização, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, cujo número é (19) 99684-9268. O chatbot funciona 24 horas, de segunda-feira a domingo.

De acordo com a secretaria, a função do chatbot é estabelecer um contato inicial com o morador, recepcioná-lo e dar-lhe orientações, com base em sua demanda ou necessidades. Inicialmente, o serviço auxilia nas questões referentes à viabilidade de uso de solo, CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), CLI (Certificado de Licenciamento Integrado), processos, dentre outros assuntos, itens e documentos.

O objetivo da nova ferramenta tecnológica é agilizar o atendimento de demandas de moradores, orientação e esclarecimento de dúvidas. O chatbot foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. A estrutura base do chatbot foi feita com o auxílio de IA (Inteligência Artificial) para otimizar o processo de criação. Já a parte do atendimento propriamente dito, situação na qual o munícipe interage, foi escrita manualmente a fim de oferecer um melhor tratamento e dar orientações mais eficientes para os moradores, conforme cada caso.

WHATSAPP

Para dar maior agilidade ao atendimento, o chat disponibiliza um menu com seis itens:

–  Indeferimento de Protocolo de Viabilidade

– Consulta de Viabilidade para Uso do Solo

– Emissão de CLI

– Processo iCad para autônomos

– Outro serviço

– Fechar caixa de diálogo

A Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica explica que o menu foi criado para fazer uma melhor filtragem, por tema ou questão, das demandas recebidas. Assim, o objetivo é evitar demora no atendimento e dar uma resposta com maior rapidez para o munícipe. Ainda de acordo com a secretaria, dependendo do tipo, assunto ou demanda, o chatbot foi programado para ele próprio resolver a demanda. A proposta é que o chatbot passe por processo de melhorias, com base em demandas e sugestões feitas pelos usuários.

PROGRAMA GOVERNO DIGITAL

A implantação do chatbot é uma das ações que integram o Programa Governo Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia. O objetivo central do programa é agilizar e modernizar cada vez mais o atendimento à população, por meio do uso de tecnologias digitais. E com isso, diminuir o uso de papel para emissão e impressão de documentos e processos, medida que impacta de forma positiva e traz benefícios ao meio ambiente.

Outra ação do programa, prevista para ser implementada pela Prefeitura, é a implantação de wi-fi grátis para frequentadores do parque socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel.

Essa e outras ações da Prefeitura estão na revista especial em comemoração aos 34 anos de emancipação de Hortolândia, que pode ser acessada no portal da Prefeitura por meio deste LINK.

wpChatIcon
wpChatIcon